CâMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES

Domingos Bragança. Presidente

Em 2028, celebra-se a base fundacional da história de Portugal: os 900 anos da Batalha de São Mamede. Esta batalha designada pela primeira tarde portuguesa, cuja comemoração está profundamente enraizada na identidade de Guimarães, é comemorada anualmente no dia 24 de junho, data em que se travou, e permitiu ao infante Afonso Henriques uma autonomia política que deu origem a Portugal.

A Câmara Municipal de Guimarães, assumindo a responsabilidade coletiva da enorme dimensão simbólica deste DIA UM de PORTUGAL, iniciou um programa de comemorações que teve início em 2023 e se estenderá até 2030. Em reconhecimento a esta data, o Governo incluiu no seu programa a celebração deste feito, que não só será assinalado pelos vimaranenses com grande entusiasmo, mas também será partilhado com todos os portugueses.

Estas celebrações, centradas em Guimarães, mas que agora ganham uma dimensão nacional, pretendem ser um momento de exaltação de Portugal — tanto no seu passado histórico quanto no presente e no futuro. Com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais, o programa de comemorações promoverá edições, colóquios e outros eventos, como a emergência da produção de um filme épico sobre a origem de Portugal que enalteça o papel histórico da batalha e de Dom Afonso Henriques, e suas consequências, decisivas, para a formação de Portugal.

A cidade de Guimarães convida todos os portugueses a participarem e a refletirem sobre a relevância deste momento e tempo fundacional, honrando o passado e reforçando os laços culturais e históricos que unem Portugal.